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LGPD

Desde a sua implementação, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) gera impactos significativos em diversos setores, incluindo o mercado imobiliário.

O texto, que entrou em vigor em setembro de 2020, tem como objetivo principal proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade dos indivíduos, regulamentando o tratamento de dados pessoais por empresas e organizações.

Segurança da informação

O setor imobiliário, como qualquer outro setor comercial, lida com uma quantidade substancial de dados pessoais de clientes, incluindo documentos pessoais, contratos, informações financeiras, entre outros.

O advento tecnológico encurtou caminhos, proporcionando menor custo e maior agilidade em boa parte dos processos de negociação de um imóvel, seja para comprar, vender ou alugar.

O uso de ferramentas tecnológicas em procedimentos, como o levantamento de informações sobre clientes, documentações e até mesmo assinaturas de contratos, que podem ser feitas com o uso da biometria. Isto tudo é possível porque, ao longo do tempo, as empresas podem e devem gerenciar melhor os dados das pessoas.

Sendo assim, uma lei que ampare a preservação destes dados é fundamental para a segurança de cada cliente. A LGPD exige que imobiliárias implementem medidas rigorosas de segurança que protegem contra vazamentos e acessos não autorizados. Para o Advogado e Data Protection Officer (DPO) Augusto Ballalai, as empresas precisam estar atentas quando o assunto é proteger os dados de seus clientes.

“A LGPD é obrigatória e, devido ao grande volume de dados pessoais coletados e armazenados. Todo ramo imobiliário deve ter atenção para não violar os direitos de seus clientes.” Augusto Ballalai - Advogado e DPO.

Visando a total segurança da informação de clientes, colaboradores e terceirizados, a CRV Imobiliária desenvolveu políticas internas que cumprem as exigências da LGPD. Um exemplo disto é a aplicação da política de restrição setorizada de acesso aos dados, onde apenas funcionários de departamentos específicos têm acesso a determinados tipos de dados.

Procedimentos de controle de acesso à informação fazem parte da mitigação de riscos de uma empresa aliada à LGPD e que prioriza a segurança dos clientes. Outras medidas de segurança aplicadas pela CRV incluem o acesso por senha a determinadas redes internas e o arquivamento de contratos com dados financeiros em forma física.

LGPD na CRV
A CRV implementou medidas para proteger os dados de seus clientes
Empresas devem se adequar à LGPD
Desde 2020, a LGPD impacta a gestão de dados de empresas e corporações.

Transparência e consentimento

A LGPD também rege que empresas em geral, dentre elas, imobiliárias, sejam transparentes em relação à coleta e tratamento de dados dos usuários de sites e portais.

As práticas de envio de e-mail marketing, por exemplo, devem garantir que, apenas clientes previamente cadastrados possam receber as notificações via e-mail, sendo possível o cancelamento da inscrição a qualquer momento.

A CRV Home & Business, newsletter da empresa, possui uma política onde os clientes que atualmente recebem as notícias fazem parte da base de dados da empresa pois foram previamente cadastrados ou entraram em contato com a empresa entre 2023 e 2024, utilizando-se de uma das bases legais da LGPD conhecida como “legítimo interesse”.

Vale ressaltar que, no caso desta newsletter, se o cliente não quer mais receber notificações, este procedimento é feito em dois cliques.

"“A adequação à LGPD permite melhorar a qualidade dos dados, simplificar processos, reduzir custos e aumentar a lucratividade de qualquer negócio. Vivemos na era da informação e as melhores informações são obtidas a partir de banco de dados bem gerenciado.” Augusto Ballalai - Advogado e DPO

Conclusão

A adaptação às exigências da LGPD não é apenas uma questão de cumprimento legal, mas também uma oportunidade para as imobiliárias melhorarem suas práticas de gestão de dados e fortalecerem a confiança dos clientes.

O respeito à privacidade e à proteção dos dados pessoais é fundamental para manter um relacionamento transparente e seguro com os clientes, o que pode resultar em uma maior fidelização e melhores resultados para o negócio.

A CRV enxerga este respeito à proteção de dados como uma forma de comprovar sua credibilidade e transparência, fortalecendo a confiança e promovendo os valores da empresa (respeito, transparência, eficácia e desenvolvimento).

Para mais informações e esclarecimentos sobre a LGPD no mercado imobiliário, as imobiliárias podem buscar orientação especializada e revisar suas políticas internas regularmente para garantir a conformidade contínua com a legislação vigente. Conhecer e aplicar a LGPD de maneira correta gera segurança e confiança nos clientes, mostrando o compromisso da empresa com a proteção de seus dados pessoais.

Por isso, a CRV Imobiliária está sempre presente e comprometida com a segurança dos seus clientes.

Por: Junot Augusto - Londrina - 19 de junho de 2024